Startup desenvolve roupa inteligente para medir batimentos cardíacos

Cuidar da saúde durante a rotina diária ou somente nas práticas esportivas ficou mais fácil depois que a startup Emglare desenvolveu roupas inteligentes capazes de rastrear a frequência cardíaca de quem as veste em tempo real.

As vestimentas foram projetadas para serem confortáveis e fáceis de usar, e contam com sensores sem fio que podem ser recarregados por meio de um aparelho sem cabos – a duração é de 16h.

Para que a roupa faça a leitura da frequência cardíaca, bastante vestir a peça, baixar um aplicativo no celular (disponível para Android e IOS) e selecionar a peça que está sendo usada naquele momento.

A partir disso, a leitura do Eletrocardiograma (ECG) começa a ser feita e os dados podem ser visualizados em  no celular diária ou semanalmente.

Alertas

Caso o aplicativo detecte alguma alteração na frequência cardíaca, será enviado ao usuário uma mensagem de maneira automática. O sistema também pode ser configurado para que médicos, parentes e amigos sejam notificados.

Outro benefício trazido pelo app é o do armazenamento do histórico do ECG. Com os dados arquivados, o usuário pode mostra-los em uma consulta médica e, assim, proporcionar ao profissional uma análise mais precisa sobre possíveis doenças e predisposições.

A empresa, que já desenvolveu regata, camisa, sutiã e sutiã esportivo com a tecnologia, comercializa as peças atualmente ao preço de U$ 199 cada.