Tecnologia gera economia para construtoras ao encontrar o terreno certo para um empreendimento

Encontrar o terreno certo para erguer um empreendimento nem sempre é tarefa fácil para as construtoras. A atividade pode ser demorada em todo o processo: desde o encontro do loteamento à negociação final.

Para facilitar esse trabalho, a startup Vendo Meu Terreno desenvolveu uma plataforma que conecta vendedores a compradores de terrenos para incorporação, investimento, loteamento e expansão empresarial.

Quem deseja vender um terreno faz um cadastro na plataforma e responde a perguntas como: localização, endereço, área total do espaço, etc. Em seguida, uma equipe profissional qualificada identifica o melhor uso do loteamento e o precifica de acordo com o mercado. Os dados da propriedade ficam inseridos na plataforma, aguardando aqueles que têm interesse nas características do lote.

Os compradores também se cadastram na ferramenta e inserem dados relacionados ao desejado de compra, informando qual o tipo de empreendimento que desejam desenvolver, assim como o padrão, potencial construtivo, dentre outros dados.

Quando a startup, por meio de algoritmos, identifica pessoas e empresas com interesses comuns, faz a conexão entre os interessados. Pela plataforma, as partes em negociação encontram apoio para que o  contrato seja fechado de forma segura.

Contrapartida

De acordo com a Vendo Meu Terreno, o mercado de terrenos para incorporações movimenta anualmente algo em torno de R$ 23 bilhões, sendo que R$ 1,17 bilhão desse valor são pagos a corretores.

Com a plataforma, o gasto em uma transação por meio da solução oferecida pela startup seria de 2% a 6%, o que além de facilitar e agilizar todo o processo de aquisição de um terreno, traz ainda economia.