Zara testa realidade aumentada nas lojas para atrair consumidores

A marca espanhola Zara, que integra a Inditex, maior rede varejista de roupas do mundo, acaba de lançar o aplicativo Zara AR para oferecer uma experiência de realidade aumentada em 130 lojas espalhadas por todo o mundo.

A inovação consiste em um esforço da empresa em atrair os consumidores da geração millenium – jovens que já nasceram na era da internet – para as lojas da marca. Como as compras de pessoas que têm entre 20 e 30 anos é crescente no ambiente online, novas estratégias estão sendo testadas para aumentar a presença dos clientes nos pontos de venda físicos.

Modelos virtuais desfilam em lojas reais

Para vivenciar a experiência proporcionada pela Zara, é preciso baixar o app e apontar a câmera do smartphone para sensores sinalizados dentro das lojas selecionadas.

A partir dessa ação, modelos ganham vida e desfilam pelo espaço a coleção Studio, que pode ser comprada tanto pela internet quanto na loja visitada.

Os consumidores também têm a possibilidade de tirar fotos ou fazer vídeos para compartilhar a experiência nas redes sociais.

O aplicativo da Zara foi desenvolvido pelo diretor Ezra Petronio, que também é cofundador da Revista Self Service, em conjunto com a startup HOLOOH e com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA).

Para entender melhor como funciona a tecnologia do Zara AR, assista ao vídeo abaixo: