Perguntas

INSCREVA-SE

 Frequentes

O que é o FIEMG Lab 4.0?

FIEMG Lab 4.0 é o segundo ciclo de aceleração promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais para tecnologias e modelos de negócios de startups B2B focadas na indústria.

Tenho uma startup, o que preciso para me inscrever nesse programa?

O programa é focado para startups B2B, com soluções para a indústria. Mais detalhes você pode conferir no edital.

Minha startup ainda está na fase de ideia, posso participar da seleção?

O foco do programa é em desenvolver startups que já estejam em um grau de maturidade maior, que tenham interesse em realizar provas de conceito remuneradas, que estejam buscando acesso às indústrias e buscam acelerar o seu negócio e suas tecnologias. Porém, startups ainda em estágios iniciais precisam ter um negócio e um time de muito destaque para garantir boa pontuação no processo de seleção.

Não tenho uma equipe. Posso participar?

Entendemos que uma equipe bem estruturada é parte importante para o sucesso e desenvolvimento de uma startup. De acordo com o edital, a startup precisa ser composta por no mínimo 3 participantes para ser credenciada na fase de avaliação.

Estou participando de outro programa de aceleração. Posso me inscrever no FIEMG Lab 4.0?

O fato de estar participando de outro programa de aceleração e/ou conexão de startup não inviabiliza a participação no FIEMG Lab 4.0, desde que as atividades e fases de aceleração durante o programa não sejam comprometidas por atividades de programas externos. Mais detalhes, confira o edital.

Como me inscrevo para o programa?

Para participar da fase de seleção, é necessário preenchimento do formulário de aplicação dentro da plataforma YouNoodle. Acesse: AQUI .

Qual a data limite?

A data limite para inscrições é até as 23h59min do dia 15 de março.

Quais as fases do programa?

O programa é composto por 03 fases. A primeira fase consiste na Análise da Tecnologia e sua Aplicabilidade para indústria, contando com 50 startups e terá duração de 02 meses. A fase 02 do programa é a de Protótipo Completo Funcional, contará com 20 startups e terá duração de 06 meses. A terceira fase é a de Implantação e contará com 10 startups e dura um período de 04 meses.

Quantas startups farão parte do programa?

Serão selecionadas 50 startups para a primeira fase do programa.

Caso a minha startup seja selecionada, terei que mobilizar toda a minha equipe para morar em Belo Horizonte?

As atividades do programa serão classificadas com “imperdível” ou “opcional” de acordo com a obrigatoriedade da participação. Aquelas que forem classificadas como “imperdível” deverão ter presença obrigatória de pelo menos um representante do TIME no Coworking em Belo Horizonte, já para as classificadas como “opcional”, a participação será de opção do TIME de cada PROJETO. O Programa FIEMG Lab 4.0 terá carga horária obrigatória a ser cumprida pelos TIMES de cada PROJETO no escritório compartilhado a depender da FASE e a ser definida pelo FIEMG Lab futuramente

Onde fica localizado o coworking do FIEMG Lab 4.0? Existirá um espaço destinado à equipe?

As startups terão posições disponíveis para trabalho no coworking do FIEMG Lab 4.0, que está localizado dentro do Centro de Inovação e Tecnologia – CIT/SENAI, na Rua Sete, 487 – Bairro Horto Florestal em Belo Horizonte-MG. O complexo abriga, além do coworking do FIEMG Lab 4.0, um Maker Space e oito institutos SENAI de inovação e tecnologia para a indústria, que oferecem consultorias, P&D e serviços laboratoriais em diferentes áreas como engenharia de superfícies, metalurgia e ligas especiais, metal mecânica, meio ambiente entre outros.

É preciso um MVP (Minimum Viable Product) para me inscrever?

O foco do programa é em desenvolver startups que já estejam em um grau de maturidade maior, considerando que já tenha um MVP e que tenham interesse em realizar provas de conceito remuneradas, que estejam buscando acesso às indústrias e buscam acelerar o seu negócio e suas tecnologias. Porém, startups que não apresentarem MVP, precisam ter um negócio e um time de muito destaque para garantir boa pontuação no processo de seleção

Posso fazer minha inscrição como pessoa física ou preciso de um CNPJ?

Para inscrição e participação na primeira fase do programa, caso a startup seja selecionada, não será exigida a apresentação de CNPJ, ou seja, pode participar como pessoa física. Porém, em um possível avanço para a segunda fase do programa, o CNPJ será exigido.

Terei um retorno sobre as inscrições? Se sim, quando?

O resultado da seleção dos 50 projetos será publicado na página do programa no endereço eletrônico www.fiemglab.com.br, a partir de maio de 2019.

Quais os critérios para escolha das startups?

As startups serão avaliadas em diversos critérios agrupados em 4 macro-temas, são eles: equipe, tecnologia/produto, negócio e potencial de impacto na indústria. Para conhecer a pontuação de cada critério confira o edital.

Já tive meu projeto e/ou startup acelerada pelo FIEMG Lab. Posso me inscrever neste novo ciclo, o FIEMG Lab 4.0?

É vedada a participação no programa FIEMG LAB 4.0 de PROJETOS e/ou CNPJ’s que já tenham sido acelerados pelo FIEMG Lab em rodadas anteriores.

 Frequentes

 Perguntas

VOLTAR PARA PÁGINA DE INSCRIÇÃO